Assinatura de Estilo: sua marca está nos detalhes

A busca por um “estilo próprio” é uma das aspirações da vida moderna; todo mundo quer um estilo para chamar de seu, se destacar, marcar a sua identidade no mundo. No meio de tantas tendências de moda e movimentos culturais, a ânsia por experimentar de tudo um pouco pode ser uma jornada de descobrimento – ou de confusão total. Pois vale pontuar que estilo trata de consistência: de imagem, de valores e de lifestyle. Tudo precisa “conversar” e se repetir. Sim, REPETIR. Quanto mais você repetir certos elementos de imagem, mais as pessoas passam a associá-las a você. Isso é Identidade Visual!

Costanza Pascolato: óculos escuros e cabelos perfeitamente alinhados são suas marcas.

Não por acaso, as pessoas que normalmente carregam a alcunha de estilosas se repetem o tempo todo! Isso não significa que elas são preguiçosas, sem criatividade, ou vestem qualquer coisa. Pelo contrário, elas editam cuidadosamente aquilo que entra na sua vida (e imagem!) – elegendo elementos pontuais de identificação: a tal Assinatura de Estilo. 

A assinatura de estilo é justamente aquilo que se repete sempre num look ou visual e, por tanto, marca a personalidade. As vezes é um acessório (como óculos, relógio, pulseira…), mas pode ser uma peça determinada de roupa, um corte de cabelo ou penteado, ou até uma cor de batom… Se eu pedir para você citar agora nomes de pessoas muito estilosas, provavelmente você mencionará aquelas cujas assinaturas de estilo são bem evidentes, marcantes e consistentes.

A poderosa editora da Vogue, Anna Wintour, usa o mesmo corte de cabelo há mais de 30 anos!

No Brasil, é fácil lembrar de Costanza Pascolato: cabelo milimetricamente penteado para trás e os inseparáveis óculos escuros. São elementos que ela usa há anos, sempre da mesma forma e, graças à consistência dessa repetição, tornaram-se a sua assinatura. Outra personalidade do mundo da moda que usa o cabelo como assinatura de estilo é Anna Wintour. O corte chanel com franja faz parte do visual da editora da Vogue americana há mais de 30 anos! Há quem ache fora de moda, mas uma coisa não se pode negar: o cabelo faz parte da sua marca pessoal, e nem sempre ser bela é a maior ou principal vantagem de se ter um estilo próprio. Quem lembra da Hebe Camargo e suas jóias exuberantes?! Os óculos redondos de John Lennon?! 

John Lennon e seus óculos “redondinhos”

Na verdade, a grande maravilha de construir uma imagem pessoal e ter a uma assinatura de estilo é justamente poder se libertar do padrão de ser unicamente bela para então trazer à tona elementos mais reais, profundos e verdadeiros da sua essência. É conseguir expressar a sua mensagem em apenas uma palavra – ou acessório, rs!
E você, tem a sua assinatura de estilo? 

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