De Duquesa à Rainha: a evolução do estilo de Kate

Vocês também notaram que a Kate está passando por uma transição de estilo nos últimos tempos? Não que ela esteja mudando radicalmente, mas percebo um movimento de amadurecimento do visual da duquesa, especialmente aliado ao aumento de suas participações em eventos oficiais da monarquia britânica. 

Nos últimos dois anos, Kate tem assumido cada vez mais funções como membro da família real, num claro “treinamento” para se tornar rainha num futuro ainda distante. Ainda que bastante ativa, Rainha Elizabeth II já tem idade avançada e começa a passar o bastão aos seus descentes e sucessores, e é aí que Kate entra. Na terceira gestação da duquesa (2017/2018), por exemplo, ela participou do dobro de compromissos oficiais do que nas duas primeiras (2013 e 2015). De lá pra cá, as mudanças visuais foram sutis, mas estão lá. Cabelos presos em penteados bem elaborados estão se tornando cada vez mais comuns, até mesmo em eventos diurnos, o que, há alguns anos, era raridade – Kate era fã dos fios escovados e soltos mesmo em eventos back tie, quem lembra? 

Enquanto os coat-dresses continuam os favoritos de Kate, já vemos pequenas doses de atualização. Nesse ano, Kate surgiu vestindo calças de alfaiataria em um de seus compromissos, num visual bem contemporâneo no maior estilo girlboss. Vestidos mídi e com ombros à mostra também tem ganhado a preferência da duquesa, mantendo o visual bastante feminino (uma marca dela), mas mais adulto do que as versões super acinturadas ou com peplum dos vestidos que ela tanto usou nos primeiros anos como membro da família real. 

EFEITO MEGHAN?

Se Kate está assumindo o seu lado “rainha” através de uma identidade visual mais polida e madura, pode-se dizer que o efeito pode fazer parte das lições do “Furacão Meghan” que passou por li. Ainda que a imprensa aposte na disputa de espaço e atenção entre as duas duquesas, acredito que a chegada da ex-atriz americana ao núcleo da realeza britânica teve impacto muito mais positivo do que negativo sobre todos eles. A realeza percebeu a força da imagem que Meghan conseguiu desenvolver e decidiu incorporar algumas estratégias, ao invés de combatê-las. Meghan sabe como ninguém viver da própria imagem e usá-la para chamar atenção para outras causas, lição rapidamente incorporada por Willian+Kate. Se a separação das contas do instagram do Fabulous 4 (como ficou conhecido o “quarteto” real) soou como uma ruptura pessoal, devemos lembrar que a família ali opera como uma empresa, e era natural que ambos os casais buscassem se posicionar separadamente agora, conforme seus respectivos papéis oficiais. A conta de Harry+Meghan no Instagram logo adotou uma comunicação mais direta e emocional, com fotos mais artísticas, visualmente impactantes e românticas, compatível com a posição deles na linha sucessória (leia-se “menor responsabilidade e pressão”), colocando as redes sociais no centro da comunicação oficial deles. Willian e Kate também mudaram um pouco o tom desde então, compartilhando agora imagens um pouco mais espontâneas e em maior quantidade, dando mais visibilidade à agenda cheia de compromissos oficiais do casal. Por fim, até a Rainha aderiu às mídias sociais, assinando algumas postagens da conta @theroyalfamily

No campo visual, Kate parece ter percebido que o visual “princesa” precisava dar lugar à “rainha” que está por vir e adicionou elementos de maior força visual em seus looks, com mais personalidade, algo que a própria Meghan fez – e muito bem – tão logo confirmou seu noivado com Harry. Kate permanece fiel ao seu estilo – mais romântico e conservador – mas está sabendo amadurecê-lo, ora apostando em cores mais vibrantes ora deixando os looks monocromáticos um pouco de lado para explorar contrastes de cores. Acessórios mais modernos também ganharam espaço, tornando a imagem de Catherine um pouco menos previsível mas, ao mesmo tempo, mais real – aqui, no sentido literal da palavra! Será que ainda veremos mais mudanças de estilo de Kate nos próximos meses? #staytuned

Créditos fotos: Pinterest

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: