Como escolher a roupa perfeita para uma palestra – e o case do TEDx

Considerando que a roupa que vestimos é uma forma de expressão, porque não usá-la com consciência e estratégia em situações de alta visibilidade, como palestras, participação em painéis e apresentações corporativas, por exemplo?
Muitas pessoas, quando se deparam com uma oportunidade de palestar, perguntam sobre o dresscode do evento para então definirem seu look e estarem adequados. Mas estar adequado ao ambiente não é a mesma coisa de estar alinhado ao seus objetivos e às mensagens que você quer passar e que favorecem o seu discurso. Por isso vale pensar sobre a vestimenta com um olhar mais técnico para que a sua imagem no palco seja uma ferramenta de reforço ao conteúdo a ser apresentado, reflita seu posicionamento pessoal e ainda direcione mensagens que o ajudem a atingir objetivos específicos.
Pode parecer simples escolher uma roupa, mas há detalhes que precisam ser considerados caso a caso para montar um look realmente “adequado”, considerando as premissas que mencionei acima. Essa é uma das situações em que um Consultor de Imagem podem ajudar, por exemplo. Veja o caso da Carla Link, consultora de design de serviços e empreendedora à frente do Talking City, que no final de junho apresentou-se no TEDx Laçador, em Porto Alegre.
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Carla atua em diversos projetos que fomentam a colaboração popular na solução de problemas das grandes cidades, e a sua apresentação no TEDx focou justamente na reflexão: “O que eu posso fazer pela minha cidade hoje?” Mas ainda que o tema tivesse essa pegada mais social, a palestrante tinha o objetivo de posicionar uma imagem bem profissional na oportunidade, uma vez que ela percebe que a suas feições delicadas (a famosa “cada de menina”) não contribui muito no mundo dos negócios.
O TEDx é um evento de bastante visibilidade, uma vez que o formato é conhecido mundialmente e todas as palestras são gravadas e disponibilizadas de forma gratuita na internet, por isso eu trabalhei com a palestrante nas últimas semanas para definirmos uma estratégia visual que reforçasse uma imagem profissional madura e que transmitisse credibilidade e autoridade na área de inovação colaborativa. No caso dela, consideramos alguns elementos bem específicos:
  • Objetivo pessoal: transmitir credibilidade e confiança no evento, ganhar visibilidade para o seu negócio
  • Benchmark do TED: os eventos TED tem um formato padrão em todos os lugares do mundo, por isso sabíamos que a cenografia do palco teria bastante peso visual, com o logotipo do evento na cor vermelho vivo bastante visível no palco, fundo preto, iluminação intensa e telões onde a speaker apresentaria muitas imagens. Não queríamos que a palestrante fosse uma continuação da decoração do palco, uma vez que o objetivo era “destacar sua imagem e marcar presença”, então descartamos essas cores. Fora isso, o encontro tem uma vibe de interação e troca muito acentuada, então percebemos que um look muito sério e com cara “corporativa” destoaria completamente da proposta. Precisávamos achar um look equilibrado, que mesclasse a “seriedade” que a palestrante queria transmitir, mas que ainda sim fosse leve e casual, fiel ao seu estilo próprio e ao clima do evento.
  • Definição de Cores: no caso da Carla, optou-se por evitar as cores do palco, pois queríamos que o público a notasse. Mas ao mesmo tempo, nos preocupamos para que a sua roupa não gerasse distração – o conteúdo continua sendo a prioridade! Por isso, sugeri que ela ficasse em uma cartela de cores mais sóbrias, que ajudassem a reforçar as mensagens de credibilidade e confiança, mas que fossem interessantes o suficiente para marcar sua presença no fundo preto e com a iluminação acentuada. Também concluímos que um look monocromático ou ton-sur-ton seria o ideal para atrair o olhar do público, mas manter seu foco no rosto e, consequentemente, no discurso.
    • Informação extra: a escolha das cores da roupa evitando as cores do palco não é uma regra. Se o tema da sua apresentação é muito complexo de ser explicado e digerido pelo público, pode ser uma boa estratégia usar um look todo preto. Assim, a distração é zero, e a sua audiência é “toda ouvidos” para o que você tem a dizer. Por outro lado, se a ideia é transmitir criatividade e dinamismo, pode ser interessante optar por cores mais contrastantes e alegres. Há também quem goste de repetir uma cor presente no palco, se a intenção é justamente representar a mensagem-chave do próprio evento (em casos de eventos corporativos, por exemplo). Perceba que a estratégia de cores precisa considerar cenário, conteúdo e objetivos do speaker. Não existe certo e errado, mas existe o que é mais favorável para cada contexto. 
  • Acessórios: além de compor o look e adicionar personalidade, é preciso dar atenção aos acessórios para que os mesmos não gerem ruídos sonoros na apresentação. Brincos pendentes podem ficar batendo em microfones headset, por exemplo. Esse foi o caso da Carla, então trabalhamos com opções menores. Se o microfone for de lapela, é preciso verificar o impacto do uso de colares… Anéis e pulseiras vistosos podem ser boas opções para marcar seu estilo.
  • Roupa: a proposta é sempre respeitar o estilo pessoal, mas como falamos acima, entender as mensagens que transmitimos por meio das roupas nos permite estar no controle da nossa imagem e fazer escolhas mais conscientes. Babados, estampas florais e detalhes delicados enviam mensagens mais românticas, enquanto roupas de caimento mais estruturado transmitem maior seriedade e rigidez. Para a Carla, trabalhamos com opções em cortes mais simples e retos, em cores sólidas, sem estampas – para destacar mensagens de objetividade -, equilibrando a sua personalidade casual e, ao mesmo tempo, mantendo a adequação profissional que ela pretendia transmitir.
  • Look final: macacão de corte simples e tecido fluído na cor vinho, sapatos de salto médio, cinto em couro, e maquiagem destacando olhos e boca, respeito o contraste de sua coloração pessoal mas atraindo a atenção do expectador para o rosto. Essa foi a escolha final para que a palestrante brilhasse e alcançasse seus objetivos. Eu conferi pessoalmente, e amei o resultado final. A Carla arrasou em sua apresentação!
TEDx_CarlaLink_Palestrante2Crédito Fotos: Ricardo Jaeger/Divulgação TEDx
Vocês costumam pensar os looks para eventos importantes? Me contem se vocês querem saber mais dicas sobre o assunto!