O mito das listras verticais X horizontais. Conheça as padronagens que favorecem e alongam o corpo

O senso comum de que listras horizontais aumentam a silhueta, enquanto as linhas verticais alongam, estão com os dias contados! Na verdade, esse é um mito bem duradouro, e de onde saiu eu não sei, uma vez que desde 1867 sabe-se que o efeito óptico de listras horizontais alongam o objeto, enquanto as verticais o alargam, segundo a teoria da ilusão dos quadrados de Helmholtz (veja abaixo).

teoria_HelmholtzO experimento mostrou que o quadrado com listras horizontais parece mais alto e fino do que o outro.

A discussão continuou por décadas, até que, depois de muito estudo, o doutor em psicologia da Universidade de York, Peter Thompson, provou que as listras horizontais de fato “emagrecem”. O pesquisador fez um experimento com fotos de pessoas em duas versões: uma usando listras horizontais, a outra usando as verticais, e 200 participantes foram convidados a julgar qual das imagens dava a impressão de parecer mais larga. O resultado surpreendeu, uma vez que a maioria das pessoas escolheu as imagens de pessoas vestindo listras horizontais.

A teoria do estudo diz que, quando o olho humano vê listras verticais na altura da cintura, o cérebro foca no contraste constante entre o preto e o branco e suas repetições, e todo esse raciocínio extra engana o cérebro a acreditar que a área é maior do que na verdade é. Porém, quando existe uma linha ininterrupta da esquerda para a direita (listra horizontal) nesse mesmo ponto (cintura), não há confusão para o cérebro resolver, então ele “lê” essa medida de uma vez só.

Arte_Listras

Mas calma, a questão não é tão simples assim. É preciso entender (e visualizar) o racional para saber identificar as padronagens mais favoráveis:

Infográfico_Listas_Verticais_versus_Horizontais

Vale lembrar também que o efeito “alongador” dessa estampa depende ainda de outras questões, como a modelagem da peça, caimento, contraste entre as cores das listas, quantidade de cores na estampa. Peças amplasnão se beneficiam muito do efeito afinador das listras horizontais, assim como listras ultrafinas criam o efeito de cor sólida a certa distância do olhar, e também não se beneficiam desse efeito.

E aí, você já usa a teoria das listras para alongar a silhueta? Me conta qual é a sua preferência, vertical ou horizontal?