Como compor um visual mais “maduro” para ter credibilidade

Tanta gente investindo fortunas para tirar aquelas ruguinhas do canto do olho e parecer uns anos mais jovem, e você querendo parecer mais velha? Eu te entendo, amiga… Ter “cara de menina” é um fator “do contra” no mundo profissional, especialmente quando se lidera uma equipe (muitas vezes composta por pessoas mais velhas do que você), precisa vender algo para um grande cliente ou fazer uma apresentação de impacto para um público exigente.

Não acredito que devemos mudar nosso estilo pessoal para convencer ninguém sobre nossas capacidades, mas preciso ser realista com você: a comunicação visual tem grande impacto sobre a forma como você é percebido. Pode parecer chocante imaginar o quanto esse item pesa – mas só nos resta aceitá-lo para então fazer escolhas mais estratégicas e adaptações que nos ajudem a alcançar nossos objetivos.

A ideia não é se encher de maquiagem e vestir um terninho careta para parecer mais profissional. Pelo contrário! Ter um estilo próprio, só seu, passa a mensagem de que você tem auto-confiança e sabe o que está fazendo – e é exatamente isso que faz com que as pessoas confiem em você e no que você diz. Então, a proposta aqui não é fazer você parecer mais velha, mas sim adicionar credibilidade à sua imagem. 

O primeiro passo é ter consciência do que resulta num visual mais maduro e confiante. Você não precisa aderir a tudo de uma só vez, ok? Mas vale saber que:

  • Cores sólidas passam a mensagem de mais autoridade do que estampas. Se optar por estampas mesmo sim, vale apostar em padronagens geométricas, abstratas ou listras. Look monocromático deixa o visual mais uniforme, e pode ser uma boa estratégia para usar cor sem fazer uma salada. Florzinhas e poá soam bem femininos e delicados, então pode ser interessante evitar essas estampas em situações onde você quer exercer ao máximo o seu poder de influência.
  • Cores escuras e neutras também são mais sóbrias. Mas isso não quer dizer que você só pode vestir preto para uma reunião importante! Vale coordenar duas cores escuras para um visual interessante, ainda que mais maduro. Vinho, verde militar e azul marinho ou petróleo adicionam cor ao look sem ficar muito óbvio. Ou então você pode apostar no básico “all black” ou cinza, e adicionar um ponto de cor no sapato ou cinto.

Arte_Look_Maduro2

  • Tecidos lisos soam mais elegantes do que os texturizados, como rendas, tricôs, etc. E elegância adiciona mais “maturidade”ao visual como um todo, tirando o ar despojado. Roupas mais estruturadas do que fluidas também passam essa mensagem. Isso não significa que todo o look precisa ser liso e estruturado. Dá para equilibrar uma saia ou vestido mais leve com um casaco mais pesado, por exemplo…
  • Se seu estilo é bem despojado e o ambiente em que você trabalha segue esse padrão… Ótimo, você não precisa subir no scarpin para exercer sua influência. Basta adicionar um item mais clássico e elegante para conquistar um visual mais adulto. Vale fazer um mix de peças de alfaiataria com outras mais casuais. Uma calça pantacourt com um mocassim mais cool pode ser uma combinação interessante.

Arte_Look_Maduro3

  • Cabelos médios e curtos conferem um visual mais estiloso, moderno e confiante, o que pode ser interessante para quem tem as feições, voz ou gestual muito delicados e quer equilibrar isso.
  • Maquiagem na medida ajuda a criar ângulos em rostos ovais (que dão aquela impressão de “rosto de bebê”) e a levantar o olhar (olho caído causa sensação de tristeza, o que impacta negativamente a imagem de auto-confiança). Batom um ou dois tons acima do tom natural da pele adiciona um contraste sútil ao rosto, trazendo o foco para você.

Arte_Look_Maduro1

  • Modelagens mais amplas podem adicionar sofisticação à sua imagem. Uma calça pantalona, uma camisa mais ampla ou um blazer oversized criam essa impressão, enquanto calças skinny e blusas mais justas criam uma imagem mais sexy. Aqui é preciso ter muito cuidado e habilidade com as proporções do corpo, para não chegar na mensagem errada, de desleixo (quando a roupa parece ser de um tamanho maior, sabe?)
  • Acessórios minimalistas e de qualidade adicionam “poder” ao look de quem quer passar uma mensagem confiante. Bolsas de materiais mais rígidos, sapatos sem muitas firulas e uma bijoux que “aparece” no look, sem ser over, compõem um look interessante para equilibrar uma personalidade e/ou imagem mais jovial.

Arte_Look_Maduro4

Tentei escolher composições de looks que fogem do óbvio (calça social + camisa + blazer) considerando que nem todo mundo tem um estilo clássico e tradicional.

Agora que você já reviu seu visual e identificou as adaptações necessárias, é questão de experimentar. Mas não pesa a mão, ok? Criar um visual super ultra maduro para ter o efeito contrário e, justamente, passar a mensagem de alguém que não confia no próprio taco. Com o visual alinhado, manter a pose é essencial! Não adianta ter o look perfeito e cambalear na postura. Quando se trata de imagem, tudo é questão de equilíbrio!

Depois me conta se você vai aplicar alguma dessas dicas!