Já imaginou conseguir falar tudo o que você precisa e ainda conseguir exatamente aquilo que quer em menos de 30 segundos? Essa é a premissa do livro “How to Get Your Point Across in 30 Seconds, or Less”, do guru da comunicação Milo O. Frank, que traz dicas bem pertinentes sobre como dizer – e conseguir – o que se quer com um discurso direto ao ponto.
De fato, ter uma comunicação verbal eficiente é um dos principais desafios de imagem que cercam profissionais de todos os níveis. Num mundo onde todo mundo faz mil coisas ao mesmo tempo e ainda divide a atenção entre atividades presenciais e digitais (as vezes eu odeio do WhatsApp, confesso!!), conseguir transmitir o que se pensa em 30 segundos – ou menos – pode ser a chave do sucesso. Mas, por incrível que pareça, não é fácil ser conciso. Preocupados em explicar a mensagem, a maioria de nós acaba sendo prolixo e perde a oportunidade de marcar o ponto na hora certa. Não é à toa que os comerciais de TV tem cerca de 30 segundos – depois desse tempo, a nossa mente começa a dispersar, e aí já passou o período de ouro da comunicação eficiente.
Então, antes que você abandone esse artigo (que já está estourando o limite dos 30 segundos de leitura 🙂), confere aqui as 10 DICAS ESSENCIAIS para construir uma mensagem curta e conseguir o resultado que você precisa:
-
Primeiro, defina claramente o OBJETIVO da conversa. O que você espera alcançar com a mensagem? Isso vai te ajudar a não perder tempo com informações irrelevantes.
- Fale com a PESSOA CERTA, que pode, de fato, “resolver” a sua questão – e garanta que está entregando algo que ELE também quer!
- Pense num GANCHO para a sua fala e o coloque no início da conversa, para captar a atenção de quem ouve. Pode ser um uma história pessoal, algo com um toque de drama ou humor.
-
Dica extra:tenha um “hook book”, um espaço para anotar ideias, frases, histórias que você pode usar futuramente em oportunidades de conversa. Pode ser muito útil para estimular a criatividade na hora de você mais precisar. Eu uso bastante essa ferramenta (anoto tudo o que eu acho de interessante em uma Nota no Evernote, para ter uma fonte criativa sempre a mão!)
- Trate sua mensagem como uma NOTÍCIA. Depois do headline chamativo, entregue as informações essenciais: o que, quando, como, onde, porquê…
- Conclua a mensagem com um “CALL TO ACTION” ou “Reaction”. Peça por aquilo que você quer.
- Seja DESCRITIVO! Use palavras que o seu ouvinte irá lembrar (pense como se estivesse descrevendo uma uma imagem. O ouvinte precisa “imaginar” por meio das suas palavras)
- PERSONALIZE a mensagem: use suas próprias histórias para personalizar a mensagem e gerar identificação com o ouvinte
- Esteja atento às suas mensagens NÃO-VERBAIS – sorrir em discussões sérias cria um contraste positivo para a conversa. Seja cuidado com dress code e tom de voz. Faça pausas no momentos certos, para dar tempo de raciocínio ao ouvinte.
- Espere por PERGUNTAS. Você não precisa responder tudo no speech inicial, mas deve criar interesse para que o outro faça as perguntas certas que completam as informações que você precisa passar.
-
Dica extra: esteja a par das técnicas de transição ao responder perguntas cuja resposta não é exatamente o que o ouvinte quer escutar. Exemplo: “Eu não tenho esse dado aqui, mas posso assegurar que…”, ou “Eu concordo com você, e tenho. Certeza de que você irá também concordar que…”.
-
NÃO MEMORIZE! Repetir um discurso no piloto automático é uma das coisas mais entediantes que você pode fazer. Faça um rascunho do que você quer falar, depois reduza-o para 3-5 anotações que o ajudem a manter o rumo da conversa. Mas garanta que você domina, de fato, o assunto, e o aborde da forma mais natural possível.
Você tem alguma dica extra de como tornar a comunicação mais eficaz e direta? Compartilha aqui nos comentários! Mas não esquece que você só tem 30 segundos!
Adorei as dicas vou seguir .vou dar uma dica ,poderia mudar a opção de comentários para o plugin que faz comentários direto pelo Facebook
Hummm… preciso estudar essa parte de plugins :-/