A estratégia de cores no Casamento Real

Desde o último sábado, não se falou em outro assunto: os looks do casamento real de Harry e Meghan Markle foram alvo do escrutínio popular. “Que horror, a Kate estava com uma roupa quase branca, competindo com a noiva!” foi um dos comentários que mais vi a respeito. Mas vamos analisar com um pouco mais de atenção as cores que dominaram o visual dos principais participantes desse evento?

A imagem abaixo é a foto da Família Real no casamento do Duque e da Duquesa de Sussex.

foto-oficial-casamento-real

Notem que, claramente, houve uma estratégia prévia de cores para compor o que seria a imagem oficial do evento. A noiva e as daminhas vestem o mesmo tom de branco, obviamente, e seguram seus famosos bouquets de Forget-Me-Nots. Mas o que chama a atenção é que tanto a Rainha Elizabeth quanto a mãe da noiva – principais figuras femininas da cerimônia depois da noiva – vestem tons de verde. A rainha apresenta um tom mais vibrante e forte, afinal, ela é sempre destaque de qualquer evento da família real (notem que ela usualmentw veste cores bem contrastantes). Agora reparem como a sala em que foi feita essa foto é decorada: as paredes são verdes também (não à toa, o nome do ambiente é Green Drawing Room)!

Agora vem o significado de tanto verde. Segundo as teorias de Psicologia das Cores, o verde é a cor atribuída à naturalidade, remetendo ao frescor e à liberdade. Bem alinhado a tudo o que Harry e Meghan quiseram demonstrar com todo o evento (desde a escolha da Igreja, do vestido, do formato mais “descontraído” da cerimônia religiosa). Afinal, Harry não tem o peso da coroa iminente e deixou isso bem claro.

Por fim, vejam que Kate e Camila (a pouco popular madrastra de Harry) vestem tons claros e discretos – que se perdem entre o alto contraste da vestimenta dos homens – de preto – e da noiva e daminhas – todas em branco puríssimo. O ponto de cor ficou com a rainha e a mãe da noiva mesmo, deixando Camila e Kate claramente em último plano no nosso campo de visão. Penso, ainda, que o fato do príncipe Charles estar de fraque cinza também o coloca numa posição intermediária na imagem (seria um indício de que ele pode não assumir como rei? Vamos ter que esperar para ver…)

Agora vamos comparar essa imagem com a do casamento de William e Kate, em 2011.

foto-oficial-da-familia

Novamente, há uma clara coordenação de cores entre as vestimentas e a decoração da sala. Willian e seu avô, Príncipe Philip, vestem vermelho que – coincidência ou não – simboliza a cor dos reis, ornando com as paredes rubras da sala do trono do Palácio de Buckingham. Seguindo a hierarquia da ocasião, Charles e Harry vestiam uniformes em preto, enquanto os familiares de Kate estavam de fraque, também preto. Enquanto Kate, as daminhas e Pippa (a irmã) estavam de branco, tanto a mãe de Kate quanto Camila vestem tons pastéis. Já a rainha adiciona um pouco mais de cor ao cenário com seu traje amarelo (novamente, ela é o ponto de cor que constrasta com tanto branco, preto e vermelho – e as demais mulheres “somem” com seus tons intermediários).

Deu para visualizar a lógica do uso de cores nesses dois eventos? As escolhas foram feitas tanto para demonstrar hierarquia entre os membros da família e entre os destaques de cada casamento, como para posicionar os então príncipes William e Harry em suas respectivas funções (o primeiro como futuro rei, de vermelho). Nesse caso, vestir um tom claro, como fez Kate agora (e sua irmã em 2011) foi a forma de, justamente, não tirar muito a atenção dos noivos, da rainha e dos protagonistas de cada cerimônia.

Um extra: sobre o fato de Kate ter repetido um look no casamento do cunhado. Enquanto alguns acharam uma certa falta de respeito pelos noivos, eu entendo que a escolha também foi bastante estratégica e pensada. Usando uma roupa que todos já viram, Kate passa a mensagem de que não seria a atração principal dessa vez. Não havia o que analizar ou comentar de um look que todos já viram – mais de uma vez – deixando todo o foco na noiva e demais convidados.

E aí, o que acharam da escolha das cores da família Real?